Meditação

Quando nos encontramos sobrecarregados, seja por conta de uma rotina sacrificante ou seja por conta de nossas próprias ansiedades, precisamos encontrar uma maneira de focar no que, realmente, importa e retomar o controle. ☯ Com o aplicativo Vivo Meditação, você aprende a meditar de forma simples e confortável. Vivo Controle te oferece diversas vantagens e acesso ao app Vivo Meditação Lite. ✺

*4GB + 500MB DE BÔNUS + 4GB para redes sociais
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
PREÇO FIXO E
A MAIOR
COBERTURA DE
INTERNET MÓVEL
DO BRASIL

Meditação

Quando nos encontramos sobrecarregados, seja por conta de uma rotina sacrificante ou seja por conta de nossas próprias ansiedades, precisamos encontrar uma maneira de focar no que, realmente, importa e retomar o controle. Nessas situações, a meditação é um excelente caminho, reunindo diversas técnicas, muitas delas respaldadas pelo controle da respiração e da concentração.

O Que é Meditação?

Meditação é muito mais do que aquela imagem de um monge no pico de uma montanha. A meditação é definida, por muitos adeptos dessa prática e suas respectivas literaturas,como o despertar do ser humano para uma conexão com os aspectos mais profundos de sua mente e, em algumas vertentes, de sua alma. Esse despertar traz, então, a paz, o autoconhecimento e o autocontrole físico, mental e espiritual. Ela se presta a nos fazer buscar o que temos de melhor, dentro de nós mesmos, para, assim, encontrar a nossa própria paz. A meditação, dessa forma, é um guia para encontrar essa melhor versão de nós mesmos, ao mesmo tempo que é um grande motivador para enfrentar os desafios da vida. Assim, cada vez que uma pessoa entra em estado meditativo, revela-se como uma janela de oportunidade onde, imerso no silêncio, pode-se buscar por respostas para todas as questões que a afligem.

Como Meditar Corretamente?

Muitas pessoas pensam que basta fechar os olhos e respirar calmamente para meditar, por mais que seja extremamente importante, isso não é tudo. Da mesma forma que o conceito de meditação é bastante amplo, as formas de praticá-la também o são, sendo assim, existem algumas variações nos estilos e tipos de meditação. Uma das formas mais comuns de se praticar a meditação é posicionar-se na posição de lótus, sentado, com as pernas cruzadas, com ambas as palmas para cima. Mas também é possível meditar sentado em uma cadeira, permanecendo em pé e, até mesmo, movimentando-se. Um elemento que deve ser observado, não importando a posição escolhida, é a respiração. Existem técnicas de respiração para induzir mais facilmente o estado meditativo na pessoa.

A duração de um processo de meditação pode levar desde um minuto até algumas horas,dependendo da técnica utilizada e do objetivo que se quer alcançar.

Onde Fazer Meditação?

Você não precisa ir até o Tibet para meditar. A escolha do local deve respeitar a sua capacidade de concentração, sendo lugares silenciosos os mais ideais. Ao menos, para iniciantes, pois praticantes mais experientes, conseguem meditar até mesmo em locais mais barulhentos. Meditar próximo à natureza também é uma prática bastante comum aos praticantes de meditação.

Por Que Meditar é Bom?

Imagine um remédio que não tenha nenhum efeito colateral. A prática de se meditar regularmente é reconhecida como benéfica para a saúde, em vários sentidos, sendo o principal o benefício à saúde mental de quem pratica, sendo que essas informações são comprovadas cientificamente. Por isso, a meditação é recomendada como um tratamento complementar para tratar de diversos males como ansiedade, depressão, estresse, TDAH, dentre outros. Além de ser indicada para quem busca maior concentração e foco para resolver problemas. A meditação auxilia a você conseguir separar todos os seus sentimentos negativos e positivos. Isso o ajudará a encontrar um ponto de equilíbrio, que parte de dentro para fora, afetando todos os aspectos da sua vida. Entre os benefícios da meditação podemos enumerar: o auxílio na contenção da raiva e do estresse diário, a purificação dos seus pensamentos, o aumento da sua compreensão sobre si próprio, a sensação de se conectar com o ambiente e o sentimento de bem-estar. Além disso, podemos citar benefícios muito mais práticos, por assim dizer. Por exemplo, pessoas que meditam são mais seguras, centradas e, consequentemente, produtivas. Também é possível superar traumas e sentir-se mais motivado. Além disso, a meditação pode estimular a produção de alguns hormônios, sobretudo, aqueles que regulam o humor.


Meditação Para Iniciantes

Com poucos preparativos, já é possível começar. Para os que estão começando a se interessar por meditação, uma forma mais simples de se concentrar e alcançar o estado ideal é a utilização de mantras. A repetição de sílabas ou palavras é muito usada para, aos poucos, esvaziar a sua mente e relaxar o suficiente para adquirir concentração. Também, para iniciantes, deve-se, obrigatoriamente, optar por um lugar silencioso e confortável. Quanto mais, melhor.

Meditação Guiada

Ter um mapa sempre deixa o caminho mais simples, correto? A meditação guiada é uma prática de meditação contemporânea, baseada em diversas tradições mais antigas. O princípio deste tipo de meditação é que o praticante é o responsável por criar a melhor maneira de se concentrar e, assim, alcançar os seus objetivos, através da meditação. Ela recebe esse nome pois, normalmente, é guiada por sons ou vídeos. A meditação guiada é um dos vários tipos de meditação, com suas próprias características. Mas, não importando a tradição seguida ou elaborada, o objetivo é sempre o mesmo. Todas buscam conectar o ser humano consigo mesmo e, assim, equilibrar todos os pensamentos e a vida da pessoa.

Quando Meditar?

Não existe um momento certo ou errado, pois isso varia, assim como as técnicas de meditação são variadas. Muitas são indicadas assim que se acorda, para que se tenha energia para o resto do dia. Outras técnicas, mais focadas no relaxamento, são indicadas para se esvaziar a mente, antes de dormir. Também é possível meditar ao longo do dia. Entretanto, em razão de que algumas técnicas demandam tempo para serem empregadas, é necessário que se reserve um espaço específico para a prática.

Qual Meditação É A Melhor?

Não há nenhum tipo de meditação que traga malefícios, portanto todos são positivos. Conforme explicamos, existem diversas tradições e tipos de meditação. Isso pois a necessidade do ser humano em se conectar consigo mesmo e com o ambiente que o cerca é comum a diversas culturas, espalhadas no mundo e na história. Logo, as formas de se fazer isso são todas válidas. Não existe, então, uma única forma correta ou definitiva. Caberá ao praticante definir qual será a melhor forma de praticar a sua meditação, de acordo com os seus valores pessoais e a sua maior afinidade com as diversas tradições.


Tipos de Meditação

Existem diversos tipos de meditação que, aqui, vamos separar, de acordo com as tradições que a originaram. Sendo assim, as principais técnicas de meditação, são as seguintes:

Meditação Budista

A tradição budista tem por objetivo a busca pela purificação espiritual, focando no entendimento da vida e dos desejos humanos e sua, consequente, superação. Dentre as técnicas desta tradição, podemos destacar a Zazen. Seu nome significa meditação sentada e, como o nome sugere, é praticada com a pessoa sentada na posição de lótus, com as pernas cruzadas. O foco desta técnica é a respiração. A chamada Vipassana ou visão clara tem foco na concentração e na investigação. Trocando em miúdos, visa a atenção total e plena a todos os aspectos do corpo humano. A chamada Consciência Plena é uma adaptação das tradições mais antigas do budismo que tem como mote principal o foco, intencional, no momento em que se está vivendo atualmente. As técnicas Metta ou Kindness que, em português, quer dizer boa vontade ou benevolência foca nesses sentimentos e se pratica com os olhos fechados. Esses sentimentos devem ser aplicados, primeiramente, a si próprio e, na sequência, a alguém que ama, a uma pessoa por quem nutra sentimentos neutros, a alguém difícil, às quatro pessoas anteriores e, por fim, a todo o universo.

Meditação Hindu

A tradição hindu, ao contrário do senso comum, é bem diversa e cada linha do seu pensamento filosófico tem um objetivo diferente. Uma das mais conhecidas é a meditação por meio de Mantras. Esses são sílabas que são repetidas para se regular a respiração e entrar em estado meditativo. A principal delas é a om, conhecida como a primeira sílaba, que criou o universo. Outros mantras usados são rama, ham, om mani padme hum, so-ham, yam, om namah shivaya e nam myoho rengue kyo. A Meditação Transcendental, criada por Maharishi Mahesh Yogi, também se vale de sons para que se atinja o estado de consciência adequado. Entretanto, este utiliza diversos sons, de maneira semelhante a uma melodia. A Yoga é, na verdade, um conjunto de diversas técnicas, pertencentes a várias escolas, que focam em se buscar o equilíbrio de corpo e mente, podendo, ou não, incluir a martirização do corpo no processo. As técnicas da Atma Vichara, que significa investigar ou eu sou, tem por objetivo a investigação das origens de nossos pensamentos, para que sejamos capazes de responder a primeira pergunta: quem sou eu?

Meditação Chinesa

As tradições chinesas fazem uso das energias que permeiam o universo e cada ser contido nele para que possamos equilibrar nosso próprio corpo e mente. A meditação taoísta tem seu nome derivado do Tao, que quer dizer caminho ou princípio. O princípio do Tao é a vida em harmonia, por meio da geração e transformação da energia interna da pessoa. Essa manipulação desenvolve habilidades como a concentração e a visualização. As técnicas do Chi kung (cujo nome quer dizer cultivo de energia) focam em exercícios que pretendem fortalecer tanto corpo quanto mente, para o benefício de ambos. Para isso utilizam-se de técnicas de respiração e movimentos lentos.

Meditação Cristã

Esse tipo de meditação busca conectar o ser humano com Deus que, segundo a tradição cristã, é a cura para todas as aflições humanas. Pode-se praticar a Oração Contemplativa, na qual são repetidas frases sacras, concentrando-se e compreendendo cada verso. De forma semelhante, pode ser feita uma Leitura Contemplativa da Bíblia Cristã, de modo a absorver o significado de uma passagem em especial. Outra forma de meditação é chamada de Sentar-se com Deus. Nessa, a pessoa deve, em silêncio, focar sua mente na presença de Deus, que a circunda e permeia.

Meditação Magista

Diversas tradições da magia utilizam técnicas de respiração e movimentos específicos para estimular a concentração e o adequado funcionamento do corpo. Dentre os rituais mais comuns, encontram-se o Ritual Gnóstico do Pentagrama, que consiste em desenhar pentagramas em pontos específicos e focar pontos de energia enquanto se pronuncia as vogais I, E, A, O e U. Outro ritual recorrente é o Ritual Menor do Pentagrama. Esse se vale de fórmulas a serem recitadas, evocando presenças poderosas ao redor do praticante. É necessário que o praticante visualize essas presenças para se valer da força que estas emanam.

Quero o dobro da franquia por apenas R$5!

Por apenas R$5 tenha o dobro da franquia para acessar seus apps preferidos: Facebook, Messenger, Twitter, Tinder e Pinterest.

5,5gb

5gb + 500MB de bônus*
Com o dobro da velocidade
R$84,99/mês
Upload
Apps ilimitados
Wifi Grátis
Whatsapp ilimitado
Para mensagens, vídeos, fotos e chamadas de voz
Modem Grátis
Ligações
ilimitadas locais para qualquer operadora
Modem Grátis
Apps de conteúdo exclusivo
GoRead, Vivo Meditação Lite e NBA Básico e Kantoo Inglês
Modem Grátis
R$0,50
o minuto para celulares de outras operadoras usando código 15
Modem Grátis
SMS
ilimitado para qualquer operadora do Brasil.
Mais Benefícios

10,5gb

5gb + 500MB de bônus*
+5GB para redes sociais
R$89,99/mês
Upload
Apps ilimitados
Wifi Grátis
Whatsapp ilimitado
Para mensagens, vídeos, fotos e chamadas de voz
Modem Grátis
Ligações
ilimitadas locais para qualquer operadora
Modem Grátis
Apps de conteúdo exclusivo
GoRead, Vivo Meditação Lite e NBA Básico e Kantoo Inglês
Modem Grátis
R$0,50
o minuto para celulares de outras operadoras usando código 15
Modem Grátis
SMS
ilimitado para qualquer operadora do Brasil.
Mais Benefícios
Plano mais vendido

4gb

3,5gb + 500MB de bônus*
Com o dobro da velocidade
R$54,99/mês
Upload
Apps ilimitados
Wifi Grátis
Whatsapp ilimitado
Para mensagens, vídeos, fotos e chamadas de voz
Modem Grátis
Ligações
ilimitadas locais para qualquer operadora
Modem Grátis
Apps de conteúdo exclusivo
GoRead e Vivo Meditação Lite
Modem Grátis
R$0,50
o minuto para celulares de outras operadoras usando código 15
Modem Grátis
SMS
ilimitado para qualquer operadora do Brasil.
Mais Benefícios
Plano mais vendido

7,5gb

3,5gb + 500MB de bônus*
+3,5GB para redes sociais
R$59,99/mês
Upload
Apps ilimitados
Wifi Grátis
Whatsapp ilimitado
Para mensagens, vídeos, fotos e chamadas de voz
Modem Grátis
Ligações
ilimitadas locais para qualquer operadora
Modem Grátis
Apps de conteúdo exclusivo
GoRead e Vivo Meditação Lite
Modem Grátis
R$0,50
o minuto para celulares de outras operadoras usando código 15
Modem Grátis
SMS
ilimitado para qualquer operadora do Brasil.
Mais Benefícios

4,5gb

4gb + 500MB de bônus*
Com o dobro da velocidade
R$69,99/mês
Upload
Apps ilimitados
Wifi Grátis
Whatsapp ilimitado
Para mensagens, vídeos, fotos e chamadas de voz
Modem Grátis
Ligações
ilimitadas locais para qualquer operadora
Modem Grátis
Apps de conteúdo exclusivo
GoRead, Vivo Meditação Lite e NBA Básico
Modem Grátis
R$0,50
o minuto para celulares de outras operadoras usando código 15
Modem Grátis
SMS
ilimitado para qualquer operadora do Brasil.
Mais Benefícios

8,5gb

4gb + 500MB de bônus*
+4GB para redes sociais
R$74,99/mês
Upload
Apps ilimitados
Wifi Grátis
Whatsapp ilimitado
Para mensagens, vídeos, fotos e chamadas de voz
Modem Grátis
Ligações
ilimitadas locais para qualquer operadora
Modem Grátis
Apps de conteúdo exclusivo
GoRead, Vivo Meditação Lite e NBA Básico
Modem Grátis
R$0,50
o minuto para celulares de outras operadoras usando código 15
Modem Grátis
SMS
ilimitado para qualquer operadora do Brasil.
Mais Benefícios
Plano mais vendido

4,5gb

4gb + 500MB de bônus*
Com o dobro da velocidade
R$54,99
Upload
Apps ilimitados
Wifi Grátis
Whatsapp ilimitado
Para mensagens, vídeos, fotos e chamadas de voz
Modem Grátis
Ligações
ilimitadas para qualquer operadora do Brasil
Modem Grátis
Apps de conteúdo exclusivo
GoRead, Vivo Meditação Lite e NBA Básico
Modem Grátis
SMS
ilimitado para qualquer operadora do Brasil.
Mais Benefícios
Plano mais vendido

8,5GB

4GB + 500MB
DE BÔNUS*

+4GB para redes sociais
R$59,99
Upload
Apps ilimitados
Wifi Grátis
Whatsapp ilimitado
Para mensagens, vídeos, fotos e chamadas de voz
Modem Grátis
Ligações
ilimitadas para qualquer operadora do Brasil
Modem Grátis
Apps de conteúdo exclusivo
GoRead, Vivo Meditação Lite e NBA Básico
Modem Grátis
SMS
ilimitado para qualquer operadora do Brasil.
Mais Benefícios

5,5gb

5gb + 500MB de bônus*
Com o dobro da velocidade
R$69,99
Upload
Apps ilimitados
Wifi Grátis
Whatsapp ilimitado
Para mensagens, vídeos, fotos e chamadas de voz
Modem Grátis
Ligações
ilimitadas para qualquer operadora do Brasil
Modem Grátis
Apps de conteúdo exclusivo
GoRead, Vivo Meditação, NBA e Kantoo Inglês
Modem Grátis
SMS
ilimitado para qualquer operadora do Brasil.
Mais Benefícios

10,5gb

5GB + 500MB DE BÔNUS*
+5GB para redes sociais
R$74,99
Upload
Apps ilimitados
Wifi Grátis
Whatsapp ilimitado
Para mensagens, vídeos, fotos e chamadas de voz
Modem Grátis
Ligações
ilimitadas para qualquer operadora do Brasil
Modem Grátis
Apps de conteúdo exclusivo
GoRead, Vivo Meditação, NBA e Kantoo Inglês
Modem Grátis
SMS
ilimitado para qualquer operadora do Brasil.
Mais Benefícios
*500MB de bônus na escolha da Fatura Digital.
*Permanência mínima de 12 meses e 500 MB de bônus para fatura digital

Meditação Para Dormir

Há formas mais saudáveis para dormir do que deixar a TV ligada passando algo tedioso. Técnicas de meditação antes de dormir não só fazem a pessoa adormecer mais facilmente, mas reduzem o número de variações nocivas do sono durante a noite e no dia seguinte. Isso pois essas técnicas focam em esvaziar a nossa cabeça de pensamentos que carregamos do dia anterior e projetamos para o seguinte. Logo, a meditação antes de dormir silencia a nossa própria voz, em nossa cabeça, acalmando a mente e, assim, tornando o ato de se cair no sono mais fácil e eficaz.

Meditação Para Ansiedade

A ansiedade se faz cada vez mais presente em nossas vidas. Isso pois tentamos, sempre, viver no futuro, em lugar de viver no presente. Isso nos faz querer estar no controle de tudo, o que nos leva à frustração, pois nem tudo podemos controlar. A meditação para combater a ansiedade foca em nos fazer rever nossas atitudes e pensamentos acerca desse controle. Mesmo que seja impossível nos desligar do passado e do futuro para viver, exclusivamente, o agora, a meditação auxilia a manter essa ligação no estritamente necessário. Assim, devemos lutar controlar nosso ego e nossa vaidade, através da visualização de nós mesmos, frente ao universo ao nosso redor. O combate ao ego é a chave para o equilíbrio de corpo e mente.

Meditação Ho’ponopono

É bem capaz que você já tenha ouvido falar de Ho'ponopono. Esse tipo de meditação, de origem havaiana, é mais indicado para aqueles que não conseguem se perdoar ou lidar com crises. No idioma local, ho’ponopono significa organizar ou se desfazer do que não serve. O foco dessas técnicas é a autorresponsabilização da pessoa, ao mesmo tempo em que esta aprende a se perdoar por suas falhas. Essas são as chaves para a felicidade. A técnica apoia-se na repetição de 4 mantras, nessa ordem: sinto muito, me perdoe, eu te amo e eu sou grato.

Meditação e Yoga

Certamente o tipo mais conhecido no Brasil, a yoga é um tipo de meditação, de origem hindu. E, como já dissemos, não existe uma só linha de yoga, sendo ela bem diversa. Como característica fundamental a todas essas técnicas, está o uso do corpo para se entrar em estado meditativo. Entre as técnicas mais comuns da yoga podemos citar o Despertar do Terceiro Olho, a Meditação dos Chackras, a Trataka ou Fixação Ocular, a Meditação Kundalini, a Kriya Yoga, a Meditação do Som e o Tantra.

App de Meditação

Para se praticar a meditação guiada, muitos aplicativos podem auxiliar. Todos os apps que apresentaremos abaixo estão disponíveis para Android e iOS. Sattva Ideal para iniciante. Apresenta timer para você saber quanto tempo dura cada sessão. 5 Minutos Ótimo para quem precisa daquele momento de tranquilidade ao longo do dia. Insight Timer Permite que você interaja com outros usuários, como uma rede social. Medite.se A proposta é massificar e desmistificar a meditação, podendo ser usado como ferramenta de apoio para professores. Aura Esse aplicativo é personalizável de acordo com os seus hábitos. Mindblis Esse aplicativo apresenta um leque grande de técnicas, que duram de 5 minutos até alguns dias. Relax Meditation: Sleep Sounds Além das aulas de respiração e postura, este aplicativo conta com uma biblioteca com mais de uma centena de sons diferentes para relaxamento. Vivo Meditação Aplicativo de meditação para clientes Vivo, te ajuda com meditação guiada e exercícios para aliviar o estresse e controlar a ansiedade. Perfeito para todos os níveis. A meditação é fundamental, não só para relaxarmos, nos dias de hoje, mas para termos mais bem-estar e qualidade de vida. Além de ser uma ótima forma de nos conhecermos mais profundamente e, assim, podermos fazer o bem a nós mesmos e às pessoas que nos cercam. Com Vivo Controle, você aproveita o app exclusivo Vivo Meditação em todos os pacotes. Ligue para o número 08000521593 e escolha o plano que mais combina com você.